Sofrimento, Necessário ou opcional?



Por que sofremos? O que nos leva a escolher situações, lugares, pessoas que nos fazem sofrer? Existe algum benefício por trás do sofrimento? Será mesmo que precisamos disso tudo na nossa vida e na nossa jornada pessoal?

O que é o sofrimento?


São tantas pessoas que estão Vivendo uma vida tão sofrida: casamentos infelizes, insatisfação profissional, perrengues financeiros, pobreza, depressão, ansiedade muito profunda… Para Cassel, o sofrimento “é um estado de aflição severa, associado a acontecimentos que ameaçam a integridade (manter-se intacto) de uma pessoa. Sofrimento exige consciência de si, envolve as emoções, tem efeitos nas relações pessoais da pessoa, e tem um impacto no corpo.”

Como identificar o Sofrimento?


Nem sempre o sofrimento vem de forma consciente. Na maioria das vezes, você está sofrendo e nem sabe. Uma pessoa que tem crises de ansiedade, sofre. Depressão, Crises de Enxaqueca, Dores crônicas, Problemas no estômago constantes. Todo sintoma físico crônico é um sinal de Sofrimento. Todo e qualquer desequilíbrio emocional que permaneça por mais de 1 mês já é considerado SOFRIMENTO.

O sofrimento sempre te mantém parado ou te puxa pra trás. Percebeu que a vida não está indo pra frente, pode ser um grande sofrimento aí.

DOR X SOFRIMENTO

Há quem diga que o sofrimento é inerente à condição humana, eu discordo disso. A dor sim, faz parte da nossa condição humana. É um mecanismo de defesa e alerta. A dor tem uma função muito importante de te fazer se afastar de tudo aquilo que te faz mal, física ou emocionalmente.

Ou seja, as circunstâncias adversas causam dor: doenças, velhice, morte, separação dos entes queridos, coexistência forçada com aqueles que nos oprimem, privação de coisas de que necessitamos, confrontações com aquilo que tememos, e assim por diante. Porém, NADA DISSO PODE CAUSAR SOFRIMENTO. O sofrimento vem da nossa reação, percepção, atitude com relação ao que acontece. Basicamente, O sofrimento surge, porém, quando existe apego, aversão ou resistência a essa coisa.

Apego – Estar preso a algo e prender esse algo – ideia, plano, pessoa, sentimento, lugar – apego àquilo que causa dor. - Tá doendo, mas continua lá.

Aversão – repulsão, repugnância, antipatia sobre algo ou alguém, - aversão a algo inofensivo em si mas que devido à aversão, causa dor – homofobia, intolerância religiosa, racismo...

Resistência – Rigidez, dureza, inflexibilidade. - tudo muda o tempo todo, resistir a isso gera sofrimento instantâneo.

Qual o papel do Sofrimento na nossa jornada de evolução pessoal?

A tradição cristã, principalmente católica mais antiga, venera o Sofrimento como forma de purificação, santificação. Inclusive houve muito tempo em que as pessoas se penitenciavam, se sacrificavam pelo bem dessa purificação.


Porém, isso é totalmente contraditório com o que JESUS CRISTO, o centro da fé cristã, significa. Se alguém crê em cristo e escolhe o caminho do sofrimento, JOGA NO LIXO tudo o que ele fez e representa. No mundo passareis por aflições, mas tenham bom ânimo, pois eu venci o mundo. Se você acredita nisso ou não, o que Jesus fez foi EXATAMENTE para te tirar do Sofrimento. Ele sofreu para que você não precise sofrer.


Quando uma pessoa escolhe o sofrimento, conscientemente ou não, ela está se colocando como vitima, coitadinho que precisa de um salvador.

Portanto, o sofrimento não ajuda na evolução, ele emburrece, enfraquece, involui e adoece.

Como lidar com a dor e utilizá-la para evoluir?

4.1 – Jamais assuma o papel da vítima sofredora… já sabe que é o caminho pra reprovar de ano na escola da vida.

4.2 – Assuma o papel de um vencedor, alguém que está disposto a sentir a dor sim, mas não embarcar na balsa do sofrimento.

4.3 – Trabalhe toda qualquer forma de apego, aversão ou resistência na sua vida. Elimine-os.

4.4 – Seja flexível às mudanças, às diferenças, às dificuldades, aos problemas… tudo isos faz prate da experiencia que é viver.

4.5 – Trate as emoções. Uma pessoa sarada emocionalmente se torna mais forte, mais resiliente, mais determinada. Não é qulquer ventinho que a derruba.


Se você já se cansou de sofrer e entende que precisa de ajuda para lidar com a dor de forma a evoluir, entre em contato. Será um prazer te ajudar a buscar a evolução e o crescimento e se libertar de uma vez desse sofrimento que te incomoda!